content here is the anonymously transparent proxied version of ecb.europa.eu   X
Opções de procura
Home Sala de imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Política monetária

A estabilidade de preços é o melhor contributo que a política monetária pode dar para o crescimento económico

No BCE, o nosso principal objetivo é manter os preços estáveis. Servimos as pessoas que residem na área do euro, trabalhando para preservar o valor do euro. Nesta secção, pode ficar a saber qual é a nossa estratégia de política monetária, que instrumentos utilizamos e o impacto que têm no seu quotidiano.

Decisões de política monetária

Decidimos sobre a política monetária de seis em seis semanas – determinando o que deve ser feito para manter a inflação abaixo, mas próximo, de 2%. Logo após as decisões serem tomadas, a presidente e o vice‑presidente do BCE explicam as razões numa conferência de imprensa.

Conferências de imprensa

Reexame da estratégia

Em janeiro de 2020, lançámos um reexame da nossa estratégia de política monetária para garantir que é adequada – no presente e no futuro. Todos os aspetos da estratégia, dentro do nosso mandato de estabilidade de preços, serão analisados em pormenor e com abertura de espírito.

Reexame da estratégia de política monetária

A nossa estratégia de política monetária

Descubra porque visamos uma inflação abaixo, mas próximo, de 2% e quais são os estudos e as análises que utilizamos para tomar as nossas decisões de política monetária.

Ler mais

A estabilidade de preços é importante porquê?

A estabilidade de preços é o melhor contributo que a política monetária pode dar para o crescimento e o emprego. Com ela, pode confiar que o seu dinheiro valerá o mesmo hoje e amanhã. Preços estáveis facilitam as suas decisões de gastar, poupar, contrair um empréstimo e investir.

Mais sobre estabilidade de preços

Instrumentos e medidas de política monetária

A nossa política monetária influencia quanto paga por um empréstimo e os juros que recebe numa conta‑poupança, a fim de assegurar a estabilidade de preços. Fique a saber como os nossos instrumentos e medidas funcionam.

Mais informação sobre os nossos instrumentos

Operações monetárias

Além de definirmos as taxas de juro diretoras, realizamos operações de mercado aberto. Pode verificar aqui os valores mais recentes para essas operações.

Mais informação
CRONOLOGIA
Cronologia das medidas de política monetária do BCE desde 2008
TRANSPARÊNCIA

Saiba mais sobre as razões subjacentes às decisões de política monetária

RELATOS DAS REUNIÕES DE POLÍTICA MONETÁRIA

Publicamos relatos das reuniões do Conselho do BCE em que são tomadas decisões de política monetária. Trata‑se de um resumo das discussões conduzidas.

Relatos das reuniões de política monetária

BOLETIM ECONÓMICO

O Boletim Económico fornece indicações suplementares sobre a evolução económica, financeira e monetária que está na base das nossas decisões de política monetária.

Boletim Económico
NÃO É ESPECIALISTA? VEJA A NOSSA NOTA EXPLICATIVA
SAIBA MAIS
Em que consiste a política monetária?

Todas as páginas desta secção