content here is the anonymously transparent proxied version of ecb.europa.eu   X
Opções de procura
Home Sala de imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

O euro

O euro aproxima‑nos

Mais de 340 milhões de pessoas partilham o euro como moeda e utilizam notas e moedas de euro todos os dias. O euro é uma recordação diária das oportunidades e da conveniência de que beneficiamos graças à União Europeia (UE). É também um poderoso símbolo da unidade europeia.

O euro pertence a todos os cidadãos da área do euro e a salvaguarda do seu valor foi confiada ao BCE. Por conseguinte, trabalhamos com os bancos centrais nacionais da área do euro para manter os preços estáveis e, desse modo, preservar o poder de compra do seu dinheiro.

Introdução do euro

Em 1 de janeiro de 1999, 11 países da UE fixaram as suas taxas de câmbio, adotaram uma política monetária partilhada e lançaram o euro, inicialmente como moeda eletrónica. Em 2002, entraram em circulação as notas e moedas de euro. Atualmente, o euro é a moeda única de 19 países.

Utilização do euro

Juntos somos mais fortes

O euro facilita as nossas vidas ao tornar mais fácil fazer negócios, viajar, estudar, viver e trabalhar no estrangeiro. No BCE, trabalhamos para um futuro em que o euro contribui ainda mais para o seu bem‑estar.

Presidente Lagarde: o que o euro representa

Notas seguras e duradouras

Investimos na investigação de novas tecnologias para tornar as notas mais seguras e resistentes ao uso. Entre 2013 e 2019, lançámos uma segunda série de notas de euro – a série “Europa” – com elementos de segurança inovadores.

Veja as notas de euro em 3D

Moedas de euro

Os países da área do euro são responsáveis pela emissão de moedas de euro, mas cabe ao BCE aprovar o volume de moedas que podem emitir anualmente. Cada país pode também decidir emitir até duas moedas comemorativas de 2 euros por ano.

Saiba mais sobre as moedas de euro

Troca das anteriores notas e moedas nacionais

Pode trocar muitas das anteriores notas e moedas nacionais – por exemplo, coroas estónias ou libras irlandesas – por euros nos bancos centrais nacionais. Consulte a nossa página com mais informação, pois nem todas podem ser trocadas.

Verifique quais podem ser trocadas

A série “Europa” está concluída

As novas notas de 100 e 200 euros entraram em circulação em maio de 2019, constituindo as últimas denominações da série “Europa” a ser emitidas. As notas desta série são mais duráveis e incluem elementos de segurança novos.

PROFISSIONAIS QUE OPERAM COM NUMERÁRIO
Opera profissionalmente com numerário num banco comercial, numa estação de correios ou em outra organização que processa numerário e procede à sua distribuição junto do público? Para estar a par da informação mais recente, consulte a nossa página dedicada a profissionais.
MAIS SOBRE O EURO

Leia sobre temas relacionados com as notas de euro

Dados sobre a circulação de notas

Acompanhamos de perto a circulação e a procura de notas de euro, com vista a que tenha sempre acesso a notas de euro.

Estatísticas da circulação de notas e moedas

Papel internacional do euro

O euro é uma das moedas mais importantes do mundo. Estamos atentos e publicamos relatórios sobre a utilização do euro fora da área do euro.

Leia o nosso relatório mais recente
NÃO É ESPECIALISTA? VEJA A NOSSA NOTA EXPLICATIVA
SAIBA MAIS
Como adere um país à área do euro?

Todas as páginas desta secção