Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
  • COMUNICADO
  • 24 de fevereiro de 2020

BCE dá início aos eventos de interação do Eurosistema com o público no âmbito do reexame da estratégia

  • Os cidadãos da área do euro são convidados a apresentar ideias e comentários através da Internet.
  • O evento “O BCE escuta” dirigido à sociedade civil terá lugar em 26 de março em Bruxelas.
  • Seguir-se-ão outros eventos de interação do Eurosistema com o público, organizados pelos bancos centrais nacionais.

O Banco Central Europeu (BCE) e os 19 bancos centrais nacionais da área do euro – que, em conjunto, formam o Eurosistema – convidam os cidadãos e as organizações da área do euro a apresentar ideias e comentários sobre a forma como o banco central conduz a política monetária ao abrigo do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia. O BCE preparou uma secção dedicada a esta matéria no seu sítio Web, na qual explica o processo de reexame da estratégia e disponibiliza um formulário, através do qual os cidadãos podem apresentar propostas e comentários nas línguas da área do euro.

O BCE lançou o reexame da estratégia em 23 de janeiro com o objetivo de ouvir as ideias e comentários de um público tão alargado quanto possível e de perceber melhor o modo como outras considerações – designadamente a estabilidade financeira, o emprego e a sustentabilidade ambiental – podem ser relevantes na prossecução do mandato do BCE.

Para o efeito, o BCE convida organizações da sociedade civil a participar numa série de eventos de interação do Eurosistema com o público. O primeiro evento desta série terá lugar em 26 de março em Bruxelas e será presidido por Christine Lagarde, presidente do BCE.

“Pretendemos ouvir os pontos de vista, as expectativas e as preocupações do público com abertura de espírito,” afirmou a presidente Christine Lagarde.

Os representantes de um conjunto alargado de organizações regionais e de consumidores, bem como os parceiros sociais, terão a oportunidade de partilhar os seus pontos de vista sobre as políticas do BCE. Esta conferência marca o início de uma série de eventos nos 19 países da área do euro, que serão organizados pelos bancos centrais nacionais do Eurosistema.

O BCE organizará igualmente eventos onde serão ouvidos especialistas do mundo académico (começando com a conferência “ECB and its Watchers”, que terá lugar em 24 de março em Frankfurt am Main) e participantes no setor financeiro. Prosseguirá também o seu diálogo permanente com o Parlamento Europeu.

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Peter Ehrlich (tel.: +49 69 13448320).

Notas

  • A secção dedicada ao reexame da estratégia pode ser consultada no sítio do BCE.
CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa