Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO

BCE ajustará o calendário de reuniões e passará a publicar relatos regulares das discussões sobre a política monetária em 2015

3 de julho de 2014

EMBARGO

Embargo até às 15h30 (CET) de quinta-feira, 3 de julho de 2014
  • A periodicidade das reuniões do Conselho do BCE consagradas à política monetária será de seis semanas.
  • Os períodos de manutenção de reservas serão alargados para seis semanas de forma a coincidirem com o novo calendário.
  • O BCE pretende publicar relatos das discussões sobre a política monetária a partir de janeiro de 2015.

O Banco Central Europeu (BCE) comunica hoje que as reuniões do Conselho do BCE consagradas à política monetária passarão a realizar-se com uma periodicidade de seis semanas, a partir de janeiro de 2015. As reuniões não dedicadas à política monetária continuarão a ter lugar, pelo menos, uma vez por mês.

Os períodos de manutenção de reservas (durante os quais os bancos estão obrigados a deter, em média, um montante mínimo de reservas junto do Eurosistema) serão alargados de quatro para seis semanas, a fim de coincidirem com a nova periodicidade das reuniões consagradas à política monetária.

O BCE anuncia ao mesmo tempo o seu compromisso de publicar relatos regulares das reuniões do Conselho do BCE dedicadas à política monetária. Pretende-se que a publicação desses relatos ─ a qual será calendarizada de modo a que o relato da reunião anterior seja divulgado antes da data da reunião seguinte ─ tenha início em janeiro de 2015.

O calendário de reuniões revisto será finalizado na reunião de 16 de julho do Conselho do BCE e publicado imediatamente a seguir no sítio do BCE.

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Niels Bünemann (tel.: +49 69 1344 6594).

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa